segunda-feira, 14 de março de 2011

A artista plástica Tereza Mazolli expõe quadros no Circuito de Artes Perini


Circuito de Artes Perini apresenta para o público neste mês de março, até o dia 31/03, no Espaço Boulevard da Perini Graça, a exposição “Brasilidades”, da artista plástica Tereza Mazolli. Com quadros sobre a beleza e feminilidade do Brasil, a mostra traz cerca de 10 telas da artista retratando a realidade multicultural da mulher brasileira. “Pinto porque quero transmitir a beleza da vida e da natureza, sua força e expressão. O ser humano, seus costumes e a simplicidade nos pequenos atos cotidianos”. Dessa forma, a baiana nascida em “As Piabas”, fazenda no município de Nova Canaã, define sua arte.
A inspiração vem dos costumes dos diversos estados do país, do cotidiano, da dança. Tereza pinta as aguadeiras do Rio São Francisco, a jinga dos neguinhos capoeiristas brigões, o samba do crioulo doido, as passistas e suas sensuais danças, o samba no batuque do pandeiro da cuíca e do tamborim, as baianas dos quitutes, das tradicionais “ganhadeiras de Itapoã” e as lavadeiras da Lagoa do Abaeté com suas crendices e oferendas. “Busco interpretar os movimentos, a sensualidade e a beleza de ser mulher”, explica Tereza.
Traduzindo seu estilo  como  moderno-figurativo em óleo sobre tela que retratam atividades da cultura afro-descendente, seus temas abrangem o universo das mulheres de formas alongadas trabalhadoras das flores, ora na colheita e ora nas vendas de buquê, que dão um charme todo especial em seus trabalhos.
A artista, que traz influências de Carybé, Tarsila do Amaral, Portinari e Frida Kahlo, é autodidata e pinta profissionalmente há 10 anos. É filha de mãe índia “caçada no mato” e de pai de descendência europeia que a orientou e educou em colégio de branco. Mameluca, teve oportunidade de vivenciar parte dos costumes tribais passados por sua mãe, o que impregnou a sua mente das coisas simples e naturais. Herança que se faz presente na singeleza de seus traços, nas cores fortes e brilho de suas obras. Além do público brasileiro, seus quadros fascinam colecionadores da Europa, Austrália e Angola.
O acesso ao Circuito de Artes Perini é gratuito e a visitação pode ser feita durante o horário de funcionamento da delicatessen – das 6h às 22h.

SERVIÇO
Perini Graça
Avenida Princesa Leopoldina, nº 398 – Graça
Telefone: 71 3444-0004
Horário de funcionamento: das 6h às 22h
Texto & Cia - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário