quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Secretário anunciou medidas para impulsionar o turismo na Bahia

O secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, em reunião com os presidentes das entidades relacionadas ao turismo baiano, no dia 18 de novembro, anunciou medidas que serão adotadas no verão 2010/2011. Durante o período da alta estação, o governo da Bahia especula um fluxo de 6,6 milhões de turistas, sendo cerca de 700 mil visitantes só nos dias de Carnaval.

O grande destaque do encontro foi a publicação de um decreto para incentivar a viação regional, beneficiando diretamente o turismo interno, que é responsável por 52% do fluxo de nove milhões de visitantes que circulam pela Bahia durante o ano. Segundo Tramm, o governador Jaques Wagner vai anunciar, ainda este ano, a redução da alíquota de ICMS do querosene de aviação de 18% para 4% para voos operados dentro do Estado. “Precisamos de um suporte maior vindo dos aeroportos”, afirma o titular da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), acrescentando ainda que essa medida vai beneficiar destinos como Ilhéus, Porto Seguro, Chapada Diamantina, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Canavieiras e Valença (abrangendo Morro de São Paulo).
De forma satisfatória, o secretário da Setur afirmou que o número de voos internacionais já foi praticamente duplicado: “Em outubro, superamos o número de desembarques, chegando a 2,3 milhões de pessoas. No ano passado, dois milhões de turistas desembarcaram nesse mesmo período”. Atualmente, a Bahia conta com 25 voos internacionais regulares e 18 charters.
Em relação ao turismo náutico na capital, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, que também estava presente na reunião, assegurou que o Estado conta com o desembarque de cerca de 350 mil pessoas até o mês de maio. “Com a decisão do governo, em outubro, de baixar um decreto para incentivo do turismo náutico, a Bahia será transformada num grande destino náutico do país”, complementou Tramm. Ainda segundo ele, com a realização do Carnaval, em março, a expectativa é gerar aproximadamente 20 mil empregos temporários em hotéis, bares, restaurantes e empresas ligadas ao setor. A qualificação dos ambulantes do Pelourinho também já está nos planos da Secretaria, tanto para o Carnaval, quanto para a Copa de 2014.
Durante o encontro com os integrantes do trade turístico, o secretário também revelou que o governo já enviou projetos (que somam nove milhões) para melhorias no Largo de Roma, bairro onde está localizado o Santuário de Irmã Dulce, que será beatificada ainda este ano. “Com o processo de beatificação que está sendo finalizado no Vaticano, o número de peregrinos deve aumentar e precisamos oferecer uma boa infraestrutura a essas pessoas, não esquecendo os moradores locais, que não podem ser prejudicados”, disse Tramm. Ele ainda acrescentou: “A Bahia vai se transformar num centro religioso maior do que já é”.

Mais novidades:

. Entrega do trecho da BA-235, que liga Casa Nova a Juazeiro;

. Conclusão de obras em Imbassaí e Morro de São Paulo, e recuperação da Fonte da Bica e do Centro Histórico de Itaparica; 

. Inauguração do Vapor do Vinho, embarcação que possibilitará a integração de vários roteiros turísticos na região do São Francisco, desde o enoturismo até as atrações naturais e artificiais como o Sobradinho, passando por opções de prática de esportes radicais e belos passeios fluviais;

. Início da capacitação profissional voltada para o turismo étnico-afro, que vai beneficiar 1,4 mil pessoas e conta com investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão;

. Projeto guias e monitores do carnaval, que será repetido mais uma vez. Ano passado mais de 87 mil pessoas foram atendidas;

. Capacitação e estruturação de mais de 40 trabalhadores informais no Centro Histórico em parceria com a Saltur, AmBev e Abrasel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário